Pensamentos

A única maneira de ter um amigo é sendo um.
(Ralph Waldo Emerson)

O Cristão e a Política; Uma Concepção da Ética e Valores

sexta-feira, 19 de agosto de 2016


                  O Cristão e a Política; Uma Concepção da Ética e Valores


   Despotismo, corrupção, e acabam por afetar as estruturas do poder constituído. Por isso, a igreja cristã "prega uma conversão interior dos governantes e dos governados a Deus", crendo que, por meio do arrependimento e quebrantamento pessoal, as estruturas serão limpas de iniquidades. Um ponto importante a destacar aqui é que a "corrupção da chamada classe política" deve ser interpretada como "um reflexo da sociedade, pois a sociedade é corrupta é isso inclui a igreja". Em consternação, contata-se que os cristão não são tão diferentes da sociedade em geral como deveriam ser. De forma geral deveríamos ser exemplo de conduta e obediência, mas na pratica isso não tem acontecido. Acabamos por reproduzir os pecados da sociedade, em vez de influência-lá, santificando-a.
No entanto, a revelação geral e a graça comum ensinam "princípios que, se aplicados, produzirão a ética na política". Essas são as doutrinas que proporciona a base dos valores éticos em pessoas que não são cristãs. Portanto, "o caminho para a ética na política" não não passa obrigatoriamente pela conversão de todos ao cristianismo, nem Consiste "em colocar em cargos políticos quem se processa cristão", mas em "contribuir para que a lei de Deus seja reconhecida" por todos. Por isso podemos cooperar com incredulidade como cobeligerantes na esfera política, lutando contra males aos quais também nos opomos.

   O fundamento da cobeligerância é a área de consenso ético cuja base é a Escrituras: por exemplo, homicídio, adultério, furto e "falso testemunho" são moralmente errados (Ex 20. 13-16). Na esfera política, um cristão pode servir pontual e transitoriamente com pessoas, grupos, movimentos, organizações e instituições que convirjam na perspectiva de valores éticos cristãos.

Autor: Felipe Abreu


Bibliografia: FERREIRA, Franklin. Contra a Idolatria do Estado: O Papel do Cristão na Política. São Paulo: Vida Nova. 2016. 280p. 
  

0 comentários:

Receba atualizações por e-mail

 

Copyright © Vivendo o IDE All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv