Pensamentos

A única maneira de ter um amigo é sendo um.
(Ralph Waldo Emerson)

Ele é o nosso refúgio

domingo, 20 de maio de 2012

Por: Pastor Uedson Vieira

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” Salmo 46.1
Há quase 500 anos, em 1529, o Salmo 46 inspirou o reformador Martinho Lutero a escrever o conhecido e famoso hino “Castelo Forte é o Nosso Deus”. Estava sob intensa perseguição da parte do imperador Carlos V que lutava para exterminar os protestantes. Além disso, Lutero foi acometido pela “praga” que ceifou a vida de muitos dos seus irmãos em Cristo, chegando a despedir-se da sua família. Enfrentando dias de ameaças e trevas declarou a sua confiança no Deus Todo-Poderoso nas batalhas, que ampara e socorre os seus filhos em tempos de tribulação.
A nossa força não é suficiente
Não temos forças para enfrentar tudo sozinhos. Situações extremas podem gerar desgaste físico, emocional e espiritual. São como terremotos que abalam estruturas e trazem desequilíbrio e destruição. A força do Eterno, porém, nos sustenta com braço forte, renovando forças e dando ânimo para não recuar e não desistir. Como escreveu Lutero: “...mas nosso Deus socorro traz, e somos protegidos”.
Temos um Refúgio
 Mas refúgio não é esconderijo. Pela graça de Deus não precisamos nos esconder de nada. Podemos enfrentar fúrias e tumultos, sabendo que Deus está em nosso meio. Ele é o Senhor dos Exércitos, e é quem põe termo à guerra e à confusão. Refúgio é amparo, auxílio, socorro. Nosso Deus é tudo isso, e está conosco, em todo o tempo, lugar e circunstância (Sl 46.7,11).
Temos um Soberano
O salmista declara que nações e reinos se levantam em rebelião, mas diante da voz poderosa do Eterno se calam (Sl 46.6). O reino das trevas se levanta para infundir desânimo e desespero. Uma de suas armas preferidas é incutir dúvidas sobre o cuidado de Deus. A resposta dos céus é esta: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra”. Ele é o Senhor dos Exércitos, o nosso Soberano e Supremo General. Ele comanda a nossa história, e nada escapará aos seus cuidados.
Portanto, vamos cantar como Lutero: ‘o grande acusador dos servos do Senhor já condenado está, vencido por uma só palavra. Se temos de perder os filhos, bens e lar, embora a vida vá, por nós Jesus está, e dar-nos-á seu Reino’.
Reafirmo, nosso Deus não é um esconderijo, onde se possa esconder de alguém ou de alguma coisa ou circunstância. Ele é um refúgio. Refúgio é um lugar considerado seguro para nele alguém se abrigar, estar, permanecer. Figuradamente, refúgio como alguém que socorre, protege e ampara.

0 comentários:

Receba atualizações por e-mail

 

Copyright © Vivendo o IDE All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv