Pensamentos

A única maneira de ter um amigo é sendo um.
(Ralph Waldo Emerson)

- Cuide de ter relacionamentos saudáveis!

domingo, 27 de maio de 2012

Por: Pastor Fábio Luiz

Vamos abordar aspectos bem práticos e diretos deste cuidado? Então vamos lá!
Para ter relacionamentos saudáveis:
Preciso pagar minhas contas!
Ah! E como preciso! A Bíblia diz: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma...” (Romanos 13:8). Esse texto da Palavra de Deus afirma que não podemos faltar com a obrigação ou com o contrato que assumimos.
A expressão que utilizamos para isso é: “honrar com os nossos compromissos!” Para pagar as minhas contas eu preciso acertar as minhas compras! Pois é ali que “embaraço” as minhas pernas! Tropeço e inicio o processo de queda, caindo em dívidas. Relacionamentos saudáveis não combinam com dívidas! Ficamos nervosos, ansiosos, preocupados, inquietos, e consequentemente, irritadiços e desequilibrados emocionalmente.
Para ter relacionamentos saudáveis:
Preciso fugir das confusões!
E elas estão por todo lado! As confusões! No trânsito, nas filas de banco ou supermercado, nos hospitais, nas escolas, nos locais de trabalho, na família! Em Romanos, novamente, a orientação bíblica diz: “... se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Romanos 12:18). Há um texto infalível na Palavra de Deus, para ser utilizado no quesito “fugindo das confusões”. Ele se encontra em Provérbios 15:1; “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira!”. Relacionamentos saudáveis são gerados, trabalhados, alcançados e conquistados!
Isso não é algo assim encontrado facilmente em qualquer esquina da vida. Ainda mais em um mundo tão estressado e sem paciência como essa nossa geração pós-moderna tem se manifestado.
Para ter relacionamentos saudáveis:
Preciso falar a verdade!
Se não falo a verdade, logo, falo a mentira! E se falo a mentira, logo, não consigo construir relacionamentos saudáveis! A instrução bíblica em Efésios diz: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo...” (Efésios 4:25)
Com o pai ou com o filho, com a esposa ou com a mãe, com o empregado ou com o patrão, com o vendedor ou com o comprador, com o policial ou com o funcionário da alfândega, não tem jeito, se não falo a verdade, não terei relacionamentos saudáveis! Definitivamente, não terei!
Para ter relacionamentos saudáveis:
Preciso estar cheio do amor de Deus!
Para amar as pessoas a minha volta. Para desejar o bem de cada uma delas. Para me posicionar como alguém que foi enviado para ajudá-las. Para agir como alguém que foi capacitado pelo poder de Deus para aceitá-las como são, me interessar pelas suas histórias com o intuito de poder entender porque elas agem da maneira como estão se portando.
Preciso estar cheio do amor de Deus para amar a mim mesmo, e cuidar muito bem de minhas emoções, pensamentos, ações e reações. A Bíblia diz que esse amor “é o vínculo da perfeição”, que lá em Colossenses 3 verso 14, fala de suportar uns aos outros, perdoar uns aos outros, instruir e aconselhar uns aos outros.
Bom, pagando minhas contas, fugindo das confusões, falando a verdade e estando sempre cheio do amor de Deus, me pareço com alguém que está cuidando de ter relacionamentos saudáveis! E serei esse alguém por toda a minha vida, em nome de Jesus Cristo, meu Senhor, meu Salvador!
Você também, não é mesmo?

0 comentários:

Receba atualizações por e-mail

 

Copyright © Vivendo o IDE All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv