Pensamentos

A única maneira de ter um amigo é sendo um.
(Ralph Waldo Emerson)

CUIDE DE SUAS EMOÇÕES

terça-feira, 29 de maio de 2012

Por: Pastor Iury Guerhardt
Frequentemente, estamos preocupados com a nossa saúde física. A razão é simples, sem ela tudo fica mais difícil. Logo, quem quer cuidar da saúde precisa ter disciplina. Precisa dominar a si mesmo frente às tentações da boa culinária brasileira e lutar contra a inclinação natural à preguiça. Mas, e quanto à saúde emocional? Quais são os exercícios que a mantém em boa forma? Qual é o cardápio saudável para a alma?
No mês passado, tivemos a presença do Pr. Richard McAllister da Austrália em nossa reunião pastoral. Na ocasião, ele ministrou sobre a importância do cuidado consigo mesmo no que diz respeito às emoções. Ele sentiu na própria pele por não ter cuidado de suas emoções, atingindo um alto nível de estresse. E ele não está sozinho.
Muitas pessoas – pastores, médicos, psicólogos, donas de casa, artistas, jornalistas, advogados, entre outras profissões – podem chegar a um ponto de desgaste emocional muito elevado por não observar necessidades básicas e simples. Somos especialistas em trabalhar, realizar tarefas, defender nossos ideais, mas não especialistas em investir nos amplos aspectos da nossa qualidade de vida. Eis algumas considerações que Pr. Richard fez conosco, baseado na vida de Jesus:
Primeiro: Jesus dedicava tempo para orar sozinho a Deus
Os momentos de devoção pessoal em que sinceramente buscamos a Deus e dizemos a Ele todas as ansiedades que perturbam o nosso coração é importantíssimo para a nossa saúde emocional. É dizendo a Deus sobre as nossas preocupações que encontramos conforto e segurança, pois O ouvimos dizer: “não se preocupe, Eu estou cuidando de você”.
Está angustiado? Triste? Experimente contar isso a Deus. Certa vez, Jesus estava tão angustiado que orando passou a suar sangue. Mas logo depois, Lucas nos diz que os anjos consolaram a Jesus. Ore a Deus e ele enviará anjos para cuidar de vocês.
Segundo: Jesus dedicava tempo com os seus amigos
Não poucas vezes, Jesus esteve diante de multidões. Mas o seu relacionamento mais íntimo se dava com os seus doze discípulos. E dentre os doze, Jesus dedicava mais tempo a João, Pedro e Tiago. E dos três, Jesus tinha uma profunda afeição por João. Mas não para por aqui. Jesus era amigo de Lázaro, Marta e Maria, que eram irmãos. Em suas visitas, Ele fazia aquilo que repõe as emoções de qualquer um, batia um bom papo e saboreavam uma boa refeição (Jo 12.2, Lc 10.38).
Precisamos de amigos. Muitos depois do namoro, noivado e casamento se fecham em si mesmo e não cultivam mais amizade com outras pessoas. Isso é destrutivo. Quer revigorar as suas emoções? Cultive boas amizades.
Terceiro: Jesus dedicava tempo para festejar
O Evangelho segundo João relata que Jesus foi à festa de casamento em Caná da Galiléia e deu um ótimo presente, cerca de 600 litros de vinho (2.1-11). Jesus participou da festa dos judeus, conhecida como Festa dos Tabernáculos (Jo 7.10), participou da Festa dos Pães Asmos, chamada Páscoa (Lc 22.8). Jesus não só ia às festas, mas participava delas. Comia e bebia, a ponto de ser chamado por alguns maldosos de comilão, beberrão e amigo de pecadores (Lc 7.34). Diversão e bom humor fazem bem à alma. Festas agradáveis são refrigériopara as emoções.
Leia a instrução de Neemias ao povo no capítulo 8, versículo 10. O povo estava chorando diante da Palavra de Deus, mas a ordem era para se alegrar e não para se entristecer. Por vezes, precisamos falar às nossas emoções: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus”. (Salmos 42:11).
Estas três considerações “oração pessoal”, “relacionamentos agradáveis” e “bom humor” são boas atitudes para quem deseja cuidar de suas emoções. Mas você ainda pode incluir boa alimentação, exercícios regulares, tempo com a família, lazer e descanso.
Que Deus o abençoe com uma saúde integral!

0 comentários:

Receba atualizações por e-mail

 

Copyright © Vivendo o IDE All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv