Pensamentos

A única maneira de ter um amigo é sendo um.
(Ralph Waldo Emerson)

FALA SÉRIO

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


O homem e sua incrível capacidade de falar



Ou seria sua incrível capacidade de estragar? Porque fala sério, tem gente que quando abre a boca só sabe destruir... destruir ambiente, situações, desmotivar...





Tiago -3:3-5


"3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

4 Vede também as navios que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia." 



Bom, eu não sei se acontece com você também, mas eu acho que todo mundo conhece alguém que quando abre a boca o veneno até espirra... não sei se é por ruindade, as vezes até não, mas parece um hábito... e as vezes a pessoa nem percebe... Muitos se preocupam apenas com o murmurar, pensam: "eu não murmuro, Deus não suporta isso", mas em compensação estão sempre criticando alguém, sempre falando algo para os deixar sem graça, se mostrar superior com brincadeiras ou mesmo para se defender... se defender não sei do quê né? Mas o medo de se relacionar é tanto que estão sempre na defensiva, então machucam para afastarem as pessoas deles, ou então para permitir certa aproximação, desde que estejam no controle. Outros vivem da murmuração mesmo... (credo!) sem contar aqueles que falam da vida alheia, e criticam pelas costas...mas aí já entra o quesito falsidade, mas vamos destacá-lo em momento oportuno.


Sobre todas essas situações, comecei a me observar e ver, que se eu não me cuidar, é muito fácil fazer parte desse contexto... pois realmente, como é difícil controlar... como nossa natureza carnal quer sempre tomar "as rédeas" da situação, e quando eu refletia sobre isso, lembrei dessa passagem de Tiago, que enfatiza que colocamos freios nas bocas dos cavalos... e percebi que a situação é muito grave. E essa tem que ser nossa oração, que possamos ser freados, e que tenhamos ciência do quão importante é o nosso falar... esse privilégio dado a nós, a comunicação, não foi feita para separar, para entristecer o próximo ou para fazer brincadeiras indiscretas ou tantas coisas mais que muitos tem confundido. E eu percebo o controle e a direção da situação que Deus nos deu com o dom de falar pois:

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" Provérbios 15:1.

Quantos casamentos poderiam ter sidos salvos, quantas amizades poderiam continuar a existir, quantos relacionamentos poderiam ter sidos mantidos, quantos lares restaurados, quantos suicídios evitados, quantos complexos superados, quantas dores curadas, quantos ânimos sarados... se não fosse a língua desenfreada? Mesmo que o outro ainda esteja com a razão, fomos criados para ser BÊNÇÃO independente da situação, andar como Jesus andou... difícil né? Mas que esse possa ser um dos nossos objetivos a cada novo dia... e quando lembrarmos de Jesus, e de como era as conversas d'Ele, as palavras, possamos parar e refletir antes de falar, e deixemos Jesus ser nosso freio... e nosso controle... Então, se você não for falar nada que vá edificar ou construir, por favor, fique em SILÊNCIO...
será um bom começo.








0 comentários:

Receba atualizações por e-mail

 

Copyright © Vivendo o IDE All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv